Menu
55 anos da Federação

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

ev 41 33c65

No dia 10 de dezembro de 1948 foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos dos Homens. Por isso, todos os anos, essa data é marcada para lembrar os direitos humanos básicos, que devem assistir a todos os cidadãos.

Mesmo existindo até hoje, a Declaração convive com diferentes realidades que abalam o seu propósito. Logo no Artigo 1º é assegurado que todos os seres humanos nascem livre e iguais em dignidade em direitos, mas em todas as partes do mundo cidadãos são vítimas de machismo, racismo, homofobia e outros preconceitos.

Também é assegurado pela Declaração o direito a uma remuneração satisfatória garantindo uma existência compatível com a dignidade. Contudo, apenas no Brasil em 2018, 13,5 milhões de pessoas viviam com a renda mensal de 145 reais, ou seja, viviam em situação de miséria.

É vergonhoso, que pessoas vivam sob estas condições, quando são garantidos a elas todos os direitos necessários para uma via digna. Mais vergonhoso ainda, viver em países em que o governo é incapaz de garantir esses direitos ou criar políticas públicas que os viabilizem.

Vale salientar, que no início de 2019, Jair Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil. Este, que durante as campanhas eleitorais, não teve vergonha de esconder seu lado racista, machista, homofóbico e de desprezo aos mais pobres.

Por: Carolina Portela

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar