Menu
Chamada whatsapp

Avanço na Mesa Temática de Saúde do Trabalhador

A reunião da Mesa Temática de Saúde do Trabalhador, realizada nesta quinta-feira (11/7), terminou com um avanço importante. A Fenaban se comprometeu a garantir adiantamento emergencial, caso o trabalhador seja considerado inapto, mediante a comprovação do recurso a junta do INSS.

reuniao saude fenaban 11.07 42b6a

Presente no encontro, o diretor do Departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários da Bahia, Célio Pereira, considerou importante o compromisso. Ele explicou ainda que quando o benefício for deferido, o trabalhador poderá solicitar o parcelamento até 30%, se for de sua vontade.

Os bancos ficaram de analisar também a questão da garantia da concessão do auxílio alimentação para os casos de afastamentos até 180 dias e a avaliação dos atestados pelo médico do trabalho.

Foi iniciado ainda o debate sobre políticas de prevenção e programas de controle médico. O movimento sindical ficou de apresentar um documento sobre os assuntos a serem debatidos na próxima mesa, a ser marcada. Dentre as prioridades estão a questão do direito a informação sobre adoecimentos, programas de controle médico, entre outros.

A representação dos bancários questionou ainda o fato de que, em muitos casos, a DUT (Declaração de Último Dia de Trabalho) era emitida com diversas informações equivocadas. Chamaram atenção que no documento não cabem dados que possam prejudicar o trabalhador ou descaracterizar o reconhecimento do acidente de trabalho.

Outra questão colocada na mesa diz respeito ao ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) já constar que não há risco ergonômico. O Coletivo Nacional de Saúde discorda e os bancos ficaram de avaliar o tema.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar