Menu
55 anos da Federação

Avanço no combate ao assédio moral

O canal de denúncias desenvolvido para combater o assédio moral é um avanço, embora pouco expressivo, pois não acaba de uma vez por todas com o problema enfrentado diariamente pelos bancários. A medida, no entanto, chama a atenção, pelo fato de os bancos, pela primeira vez, aceitarem negociar formas de acabar com o mal.

O protocolo para o desenvolvimento do novo instrumento, aprovado na última campanha salarial, será assinado na quarta-feira (26/01), às 15h, em São Paulo. O acordo prevê a criação de um canal específico para o encaminhamento de denúncias, que pode ser feita pelo bancário ou sindicato, com prazo para apuração e retorno à entidade. O Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e Citibank confirmaram a adesão.


O Sindicato da Bahia participa do ato, mas lembra que o canal pode ser mais uma forma de empresas mascararem a realidade e ainda obter informações confidenciais sobre o assediado. A entidade, inclusive, trava uma luta diária para prevenir e combater o assédio. Os diretores realizam visitas às agências, distribuem cartilha explicativa e ainda fecham agências em Salvador e cidades do interior quando há denúncias procedentes.


Para o SBBA, todo instrumento para acabar com o assédio moral é bem vindo, mas é bom lembrar que as empresas utilizam a prática com freqüência e não interessa coibir o mal que lhe rende ótimos frutos e ajuda a ampliar a lucratividade.


Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar