Menu
Redes sociais Feebbase

Bancários da Bahia e Sergipe unidos em defesa da Caixa

dia de luta na caixa 13.02 neto 42452
O preto tomou conta das agências da Caixa em todo Brasil nesta quinta-feira (13/2), dia nacional de luta em defesa da manutenção da empresa 100% pública. #ACAIXAÉTODASUA foi o tema da mobilização dos empregados que protestaram contra as tentativas do governo Bolsonaro de desmontar o banco e vender suas partes mais lucrativas para a iniciativa privada.

Na Bahia e Sergipe, os sindicatos realizaram protestos nos principais locais de trabalho de suas bases para convocar os empregados para a mobilização em defesa do banco e alertar os clientes para os prejuízos que virão com o processo de reestruturação anunciado pela diretoria, que fecha diversas superintendências regionais e modifica a forma de atuação do banco, colocando em risco a função social da Caixa e sua atuação diferenciada no atendimento à população mais pobre.

Durante os protestos, os dirigentes sindicais atualizaram os trabalhadores sobre a batalha do movimento sindical para barrar o processo de reestruturação, que está suspenso temporariamente, devido a uma liminar conquistada pelas entidades representativas dos empregados. A vitória na Justiça não sensibilizou a direção da Caixa que se recusou a negociar a questão na reunião com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE), que durou mais de 11 horas nesta quarta-feira (12).

“Os desafios são enormes em todas as instituições públicas. E na Caixa, que é 100% pública, os ataques são ferozes. A ideia é esvaziar o seu papel social. Não podemos deixar que isso aconteça. A Caixa tem um papel essencial no desenvolvimento do país. É ela que financia a infraestrutura e o saneamento básico, além de atender os programas como o Minha Casa. Minha Vida, FIES e o Prouni, por exemplo” , ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, durante manifestação em defesa do banco, em Salvador.

Neto destacou também a importância de falar com a sociedade sobre a importância dos bancos públicos em sua vida. Convocou ainda os bancários a participar da mobilização contra a Medida Provisória 905, que está em discussão no Congresso Nacional e, caso seja aprovada, trará grandes prejuízos para a categoria, como o aumento da jornada de trabalho para 44 horas semanais, o trabalho nos finais de semana e a negociação individual da participação nos lucros e resultados (PLR).

Confira algumas imagens das atividades realizadas nesta quinta-feira pelos sindicatos de Sergipe, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Bahia e Ilhéus.

Sergipe

dia de luta na caixa 13.02 sergipe 07f60
Em Aracaju, neste Dia Nacional de Luta, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe realizou um ato na agência Fausto Cardoso, onde reforçou a campanha #ACAIXAÉTODASUA.

Itabuna

dia de luta na caixa 13.02 itabuna f48fd
O Sindicato dos Bancários de Itabuna entregou camisetas aos bancários e realizou manifestação em frente a Caixa Itabuna, na Avenida Cinquentenário, para alertar a população sobre o desmonte da Caixa pelo governo federal.

Feira de Santana

dia de luta na caixa 13.02 feira c691f
O Sindicato de Feira de Santana realizou um protesto no prédio da Superintendência da Caixa. Os funcionários atenderam ao chamado do Sindicato e se vestiram de preto contra o desmonte da empresa.

Vitória da Conquista

dia de luta na caixa 13.02 conquista 9607b
Os bancários de Vitória da Conquista participaram do Dia Nacional de Luta contra o processo de reestruturação e desmembramento da Caixa. O Sindicato realizou protesto nas agências da cidade.

Camaçari

dia de luta na caixa 13.02 camacari a68cf
Em Camaçari, o protesto foi na agência Radial, onde o Sindicato falou com funcionários e clientes sobre a importância de manter a Caixa 100% pública e de seu papel essencial para o desenvolvimento do país.

Bahia

dia de luta na caixa 13.02 bahia 58644
O Sindicato dos Bancários da Bahia realizouatos em todo o Estado , reforçando a campanha #ACAIXAÉTODASUA e denunciando os ataques do governo Bolsonaro e da direção da empresa. Em Salvador, os protestos se concentram nas agências do Centro.

Ilhéus

dia de luta na caixa 13.02 ilheus f9e5e

Em Ilhéus, o Sindicato dos Bancários realizou uma manifestação em frente à agência da Caixa para denunciar a tentativa do governo do esvaziar o papel social do banco. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar