Menu
55 anos da Federação

Bancários do BB lutam contra desmonte

Para alertar sobre os desmandos do governo, principalmente com o desmonte dos bancos públicos, foram realizados atos em agências do Banco do Brasil de todo o país nesta sexta-feira (19/01). A mobilização não pode parar, porque a empresa fechou mais de 500 unidades, transformou outras 400 em postos de atendimento e cortou quase 10 mil funcionários sem repor nenhuma vaga. Isso tudo há cerca de um ano.

ato bb itapua 97d61

Em Salvador, o protesto promovido pelo Sindicato dos Bancários da Bahia e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe foi na agência de Itapuã, afetada pela reestruturação. Antes, possuía 24 funcionários e agora tem apenas 11, causando muitos transtornos. Como por dia passam mais de 300 pessoas pelo setor de atendimento, a unidade vive cheia com empregados sobrecarregados e clientes insatisfeitos. 

O delegado sindical e funcionário da unidade, Florival Bomfim, destacou que a realidade da classe trabalhadora no governo Temer é de precarização no atendimento ao cliente, mais exploração dos empregados. Para ele, a pressão vivida nas agências tem resultado no aumento de bancários doentes. “Precisamos de unidade para lutar por um banco forte e preocupado com o social”.

O desmonte ataca o banco essencial no gerenciamento de recursos de crédito imobiliário e financiador da agricultura familiar. O clima de medo entre o funcionalismo é evidente, já que as mudanças retiram cargos e muitos empregados são obrigados a assumir funções com salários reduzidos. A Bahia perdeu 50 caixas, sendo que foram extintos 19 em Salvador.

Os reflexos do desmonte do Banco do Brasil também chegaram no interior do Estado. A cliente Maria de Fátima Souza aproveitou o protesto para demonstrar a indignação pelo fechamento da única agência do BB em Sátiro Dias. “Agora temos de percorrer cerca de 60 quilômetros para resolver as coisas em Inhambupe”, destacou a historiadora, ao falar que protestou contra o fechamento da unidade em dezembro.

Fonte: Seeb Bahia. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar