Menu
Redes sociais Feebbase

Caixa coloca a saúde dos empregados em risco

2020 caixa protocolo covid ce014

Os empregados da Caixa foram pegos de surpresa nesta segunda-feira (18/5) pelas medidas do novo protocolo de atuação em relação ao enfrentamento ao coronavírus. Mesmo com o crescimento do número de casos, o banco abrandou as medidas adotadas, como a retirada da quarentena de até 14 dias no caso de sintoma em unidade. O texto diz que a confirmação da doença para fins de cumprimento de protocolo a partir de agora só com apresentação do exame PCR. Antes não era preciso.

Para os casos de confirmação ou suspeita da Covid-19, o protocolo alterou de cinco para sete dias corridos o prazo da quarentena para os que tiveram contato próximo com o suspeito ou contaminado e retirou a parte que dizia “podendo se estender para 14 dias (no caso de sintomas em algum outro empregado ou terceirizado), em prol da saúde individual e coletiva”. As palavras tiveram contato estão em negrito, reforçando que só serão afastados aqueles que tiveram contato físico direto, desconsiderando que o vírus se aloja nas superfícies e locais. E não resguarda também os demais empregados que poderão continuar trabalhando.

O novo documento ainda traz observações novas, como o prazo de sete dias ser contado desde a data do afastamento do empregado, só que o PCR só pode ser feito entre o 3° e o 10° dia do início dos sintomas. Além disso, os resultados demoram a sair, o que traz ainda mais insegurança para os trabalhadores.

A empresa retirou ainda a garantia de afastamento para trabalho remoto sem atestado do empregado que apresentasse sintomas. Um retrocesso!

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e as entidades representativas dos bancários cobram que a Caixa reveja as medidas e garanta a segurança e saúde dos funcionários, seus familiares e também da população que precisa dos serviços do banco. Não é o momento de abrandar as medidas de combate ao covid-19, ao contrário, as ações para evitar a propagação do vírus devem ser reforçadas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar