Menu
Campanha whatsapp

CTB-BA convoca sindicalistas para Etapa Estadual da Conferência de Comunicação

A CTB Bahia convoca os sindicalistas classistas para participarem da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada nos dias 14 e 15 e novembro de 2009, na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Para a Central a 1ª Confecom é um evento de grande importância para o sindicalismo, pois é a oportunidade dos trabalhadores discutirem o papel da mídia na atualidade e avançar o debate sobre a democratização dos meios de comunicação.

Os trabalhadores, dirigentes sindicais e diretores de imprensa ou comunicação e assessores - jornalistas e radialistas, devem se inscrever IMEDIATAMENTE na página do evento na Internet, http://conferencia.comunicacao.ba.gov.br/publicas/inscricao.php, ou também preencham a ficha de inscrição, em anexo, e enviem para o e-mail - O endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript para vê-lo.. Alertamos que as inscrições serão de acordo com a capacidade do local do evento, 400 pessoas confortavelmente, e que cada inscrição só será confirmada com o credenciamento presencial, com documento de identificação com foto, até o meio dia do sábado, dia 14, sob pena de anulação da inscrição realizada. Não podemos perder a oportunidade de participar.

A CTB alerta ainda, que cada companheiro e companheira se candidate a delegado, e marque a opção do segmento da sociedade civil, para que possa assegurar todos os seus direitos - de falar para defender propostas, votar e ser votado, e alimentação nos dois dias do evento. Solicita às entidades filiadas para arcarem com os custos dos seus representantes porque a Central não tem como bancar estes custos de transporte e hospedagem. A CTB Bahia participa da Comissão Organizadora da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Comunicação - CONFECOM, a Central também se filiou, em nível nacional, ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

O Governo Federal já realizou mais de cem conferências de diversas áreas, mas nunca convocou nenhuma na área da comunicação. As conferências promovem o exercício da democracia trazendo para o debate público temas geralmente restritos à esfera privada; promovem o debate das posições e reivindicações dos grupos sociais participantes na sociedade, aperfeiçoam, ainda mais, a democracia brasileira, e seus resultados são encaminhados ao Governo Federal, que as utiliza na definição de políticas públicas. Elas só não existem na área da comunicação. Por isso, os sindicalistas classistas juntam-se ao coro dos que defendem a instituição de um novo marco regulatório, a revisão das concessões na área e a comunicação como um direito da humanidade.

Durante o 2º Congresso Nacional da CTB, o jornalista Altamiro Borges conclamou os sindicalistas para participarem da Confecon: "É a primeira vez que vamos debater a comunicação no Brasil e temos como prioridades, (1) a discussão do papel da mídia na atualidade, pois devemos fazer um diagnóstico da mídia, concentrada nas mãos de apenas cinco famílias que manipulam as informações, estimula o consumismo doentio e nega a ação coletiva. É o momento de colocar a mídia no banco dos réus. Outra discussão importante é sobre (2) as regulamentações, pois a conferência servirá de base para a adoção de políticas públicas para o setor da comunicação. Nós defendemos a democratização dos meios de comunicação para garantir a participação dos movimentos sociais e sindical. Também queremos discutir as políticas publicas de inclusão digital. Outra discussão importante é sobre (3) os critérios de publicidade oficial, pois no ano passado o Governo Federal destinou mais de um bilhão de reais para a publicidade. Está alimentando cobra. A publicidade oficial tem que vir para o movimento social," disse. O jornalista Altamiro Borges será um dos palestrantes da Etapa Estadual, indicado pela CTB, Sindicato dos Jornalistas e a União Brasileira de Mulheres.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar