Menu
55 anos da Federação

I Encontro de Jovens Trabalhadores da CTB Bahia

di_cartaz_juventudeBrasil, avançar mais no caminho das mudanças

Juventude trabalhadora: mola propulsora para um sindicalismo autêntico, de luta e renovado

Ampliar a atuação do movimento sindical entre os jovens brasileiros  é  fundamental  para a luta geral dos trabalhadores por uma nova sociedade. Atuando sempre de forma enérgica e irreverente, os jovens de todo o mundo têm sido protagonistas de mudanças importantes na política e de grandes transformações históricas.

Nos últimos tempos, as mudanças ocorridas no perfil do proletariado brasileiro atestam a importância da organização  dos jovens trabalhadores. Os jovens trabalhadores estão entre os segmentos que mais sentem a exploração capitalista. Sob o pretexto da “falta de experiência”, a grande maioria dos jovens, quando encontra emprego, recebe baixos salários e é submetida a jornadas acima da média e a condições precárias de trabalho.

Essa situação coloca na ordem do dia – não apenas como reivindicação da juventude, mas do conjunto dos trabalhadores – as lutas por melhores remunerações, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, contra a informalidade e pelo direito ao trabalho e à educação e contra a demissão imotivada.

Em função de diversos fatores, a participação da juventude no movimento sindical ainda está longe de ser a ideal, principalmente se considerarmos a enorme quantidade de jovens participantes da População Economicamente Ativa (PEA) e o papel estratégico desempenhado por esse segmento nos momentos de ascensão da luta dos trabalhadores e nas rupturas políticas.

Atuar entre os jovens trabalhadores significa na prática fortalecer a organização por local de trabalho e a luta contra a exploração e a dominação capitalista. Além disso, uma juventude atuante, com sua característica básica de ousadia e inovação, pode servir de mola propulsora para importantes transformações na organização sindical.

A juventude representa um importante vetor da disputa pela hegemonia das idéias avançadas no movimento sindical brasileiro. Contudo, é imprescindível forjar nas futuras lideranças uma consciência política avançada e classista. *(Resolução do 1º Encontro Nacional de Jovens Trabalhadores da CTB)

O quê: Brasil, avançar mais no caminho das mudanças

I Encontro de Jovens Trabalhadores da CTB Bahia

Quando: 16 de junho de 2010

Onde: Ginásio dos Bancários

Horário: 08:30 às 20:00

Programação:

08:30 - Ato Político de Abertura

09:00 - Sindicalismo para um novo tempo: Adilson Araújo (Presidente da CTB Bahia)

09:30 - Trabalho e juventude: Paulo Vinícius (Secretário de Juventude da CTB)

11:00 - Os movimentos sociais e o Novo Projeto de Desenvolvimento para o Brasil: Lúcia Stumpf (Coordenação dos Movimentos Sociais)

14:00 – Intervenção especial: Juventude e Perspectiva Socialista – Juremar Oliveira (Presidente da UJS Bahia)

14:10 - A juventude rural e a luta no campo: Claúdio Bastos ( Fetag Bahia)

15:20 – Intervenção especial: Jovens operários: o dia a dia no chão da fábrica – Júlio Bonfim (Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Diretor da CTB Bahia)

15:30 - Cultura e Cidadania (*palestrante a confirmar)

16:50 – Intervenção especial: A luta nacional pela Isonomia – Augusto Vasconcelos ( Diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Membro da Comissão de Empregados da Caixa)

17:00 - Proposta de Resolução Política/ Eleição do Coletivo Estadual da Juventude Trabalhadora da CTB Bahia

20:00 - FORRÓ DA JUVENTUDE: DAVI CARVALHO E BANDA FAROFA DÁGUA E BANDA TOME XOTE

Realização: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Bahia

Apoio: FETAG, UJS, UNEGRO, UBM, CAJAVERDE, IAPAZ, UEB, ABES, UNE, UBES, JSB, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Camaçari, Sindicato dos Bancários da Bahia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar