Menu
Redes sociais Feebbase

Novembro Azul: vergonha é não se cuidar

capa face novembro azul 5675c

Sai o Outubro Rosa e começa o Novembro Azul, mês de reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata em 2018. É de extrema importância a divulgação e apoio a campanha, já que para muitos homens a consulta com o urologista é motivo de medo ou preconceito.

Na fase inicial, a doença pode apresentar poucos sintomas e até mesmo não apresentar, por isso a relevância do exame. Nos estágios mais avançado são comuns a dificuldade e aumento da necessidade em urinar, também pode ocorrer dor nos ossos, sangue na urina, infecção generalizada e insuficiência renal.

O diagnóstico é feito a partir de exames: o toque retal, exame de PSA no sangue e ultrassom transretal para biópsia da região. Três etapas que quando feitas logo no estágio inicial da doença, pode melhorar significativamente as estatística da cura.

Assim como outros tipos de câncer, adotar práticas saudáveis é extremamente importante para a prevenção, entre elas estão a preferência por uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e cigarro e praticar atividades físicas.

Por: Carolina Portela

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar