Menu
55 anos da Federação

Protesto contra o fechamento de agências do Itaú em Salvador

O Itaú é o maior privado do país e lucrou quase R$ 20 bilhões em nove meses. Na contramão, anuncia que vai fechar agências e demite empregados sem a menor responsabilidade. Nesta quinta-feira (16/12), os diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia e da Federação da Bahia e Sergipe promoveram manifestação na agência da Liberdade para protestar contra o fechamento da unidade e outras duas.

A agência presta serviços à comunidade há 34 anos e é única do banco no bairro. O fechamento trará prejuízos aos moradores e ao comércio local, pois quando uma unidade bancária é fechada, ainda mais em um bairro tão populoso como a Liberdade, só o povo e os funcionários saem perdendo. Os clientes têm de se deslocar para bairros mais distantes atrás de atendimento e os trabalhadores transferidos.

16.12 ato itau liberdade 41835

As diretorias das entidades cobraram posicionamento da empresa e mostraram indignação ao desrespeito do Itaú, que ainda pretende fechar as agências localizadas no Shopping da Bahia e no Comércio, também na capital baiana. Em 12 meses, fechou 92 unidades no Brasil e encerrou a atividades de 629 entre o terceiro trimestre de 2016 e o terceiro trimestre deste ano.

Além de lutar para que o banco não feche mais agências, a mobilização do Sindicato e da Feeb é pelo fim das demissões, pela valorização dos bancários, que estão sobrecarregados e acumulam funções, por contratações e redução das metas. A lucratividade exorbitante do Itaú não deveria ser usada apenas para propagandas, mas, sim, para ações efetivas para valorizar a categoria e da clientela.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar