Menu
55 anos da Federação

“Vamos trabalhar para ampliar direitos”, afirma novo presidente da Feebbase

Comandar uma entidade do porte da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe requer muito trabalho, principalmente neste momento de tantos ataques aos direitos dos brasileiros. Mas, o novo presidente da entidade Hermelino Neto, que tomou posse na última sexta-feira (12/1), se mostra preparado para tocar os rumos da entidade, que é referência para o movimento sindical bancário brasileiro.

neto mesa posse 9ff5b

“Assumir a presidência da Federação não será uma tarefa fácil. Entretanto, eu me sinto preparado para esse desafio e farei uma gestão democrática e de muita ação. Sei também que poderei contar com a ajuda de todos os diretores e diretoras da entidade, assim como dos sindicatos filiados”, ressaltou o novo presidente.

Neto, como é mais conhecido, é professor de História e funcionário do banco Itaú da base do Sindicato dos Bancários da Bahia. Ele está a mais de 20 anos na Feebbase, onde já foi segundo secretário, vice-presidente e secretário Geral.  Neste tempo, acumulou experiência e a bagagem necessária para assumir a presidência da entidade, mesmo em um momento de intensas lutas e muitos ataques aos direitos da categoria.

“Os desafios são enormes. Estamos em uma luta constante pela manutenção dos direitos, não apenas da categoria bancária, mas de todo o povo brasileiro. Logo ano início do ano, já estamos enfrentando a luta em defesa dos bancos públicos e da Previdência Social, que estão sob forte ataque do governo Temer. Vamos continuar mobilizados também contra a terceirização e a reforma trabalhista, que precariza as relações de trabalho e busca também enfraquecer as entidades sindicais, seja na sua representatividade ou no corte do financiamento. Temos que ser fortes para enfrentar a situação. A Federação terá que criar estratégias para resistir e avançar na sua missão de defender os bancários e a classe trabalhadora”, disse.

neto publico posse 953d3

Em sua posse, Neto assumiu ainda o compromisso de dar continuidade aos projetos desenvolvidos atualmente pela entidade. “Eu estou assumindo a Federação com muitas coisas boas construídas e nós temos que dar sequência a estas experiências e conquistas. O empenho que a Feebbase tem para trazer os jovens para discutir o mundo do trabalho e seu papel nos bancos é uma experiência extremamente positiva. O investimento na comunicação também foi importante e melhorou a nossa interação com os sindicatos e a sociedade em geral. Outra coisa importante é a questão de gênero. Vamos fortalecer ainda mais a luta pelos direitos da mulher. Esta será outra questão  que teremos que aprimorar. Vamos continuar trabalhando para  atrair mais mulheres para os sindicatos. O movimento sindical precisa renovar não apenas as ideias, ele precisa renovar os seus quadros também. É importante  a gente continuar fazendo este debate”.

“Outra coisa acertada é o investimento na área institucional. O resultado foi muito positivo, com a realização de muitas audiências nas casas legislativas e debates com a sociedade. Foi muito positivo tirar a Federação  exclusivamente do mundo sindical e inseri-la em projetos mais gerais da sociedade. Nós, dirigentes da Federação dos Bancários, temos que ter um papel importante nas bases dos nossos sindicatos e é importante que a gente ajude e motive esses sindicatos a fazer a luta, não apenas por salário, mas também a luta política e de transformação social”, destacou Neto.  

No plano da organização dos bancários, Neto pretende trabalhar para manter o papel de destaque da Federação.  “Emanoel é uma referência nacionalmente e a importância que ele tem nessa luta da classe bancária não será perdida. Substituí-lo não será fácil, mas eu estou preparado e disposto para continuar essa luta que o Emanoel começou de forma excelente e referencial. Eu quero que a Federação esteja unida, porque o nosso projeto não é individual, é coletivo, temos que unificar o nosso discurso. Eu chego a esse cargo com o intuito de unificar, pois os problemas pequenos não podem sobrepor os grandes problemas”, concluiu.  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar