Menu
Feebbase

Bancários da Banese retardam abertura de agência

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) fará na próxima segunda-feira (10/9), às 7h30, uma Coletiva de Imprensa para esclarecer a sociedade sergipana sobre impasses entre o sindicato e a direção do Banco do Estado de Sergipe (Banese) no fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho Complementar 2018/2020. Na manhã desta quinta-feira (6/9), o sindicato retardou por uma hora a abertura do expediente da agência central do Banese- localizada no Largo Esperanto. De acordo com a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira, novos atos com retardamento no expediente de agências do Banese deverão ser realizados na próxima semana para pressionar a direção do banco a atender as reivindicações da categoria. Os protestos foram deliberados em assembleia dos funcionários (as) realizada no último dia 5.  

estado de greve banese 2018 ed003

Da Campanha Nacional dos Bancários 2018, o Banese é o único banco que até agora não encerrou as negociações. Além das negociações gerais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), todos os bancos públicos e privados já assinaram os acordos específicos mantendo os diretos e conquistas. Nacionalmente, a categoria conquistou a reposição total da inflação e aumento real, assim como todos os direitos previstos pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), para os próximos dois anos.

“Por intransigência da direção do Banese. Após seis rodadas de negociação, o banco continua querendo retirar direitos conquistados e não avança com cláusulas que garantam transparência e isonomia na seleção interna para o preenchimento de funções”, afirma Ivânia Pereira.  

De acordo com a sindicalista, a minuta completa do acordo que foi entregue à direção do Banese tem 41 cláusulas. “Durante as primeiras cinco rodadas de negociações, no período de quase um mês, das 41 cláusulas, foram mantidas 31 (do acordo em vigência), dentre as quais destacamos: o abono assiduidade de cinco dias e o auxílio atividade física, cujo teto foi reajustado em 5%”, afirma a presidente do SEEB/SE.

Fonte: Ascom Seeb Sergipe.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar