Menu
7º Encontro da Juventude Bancária

Barão de Itararé chega à Bahia para debater a democratização da comunicação

lancamento do barao de itarare bahia 0a1c3

O auditório do Sindicato dos Bancários, em Salvador, ficou lotado na noite desta quinta-feira (3/10), para o lançamento da seção Bahia do Centro de Estudo de Mídias alternativas Barão de Itararé. O evento contou com a presença do presidente nacional da entidade, Altamiro Borges, da jornalista e escritora Natalie Macêdo, além de lideranças e militantes do movimento em defesa da democratização da comunicação no estado.

“O lançamento da seção baiana da Barão acontece em um momento especial, onde a luta pela liberdade de expressão se torna importantíssima. É um momento de contradições e resistência contra os desmandos do governo Bolsonaro”, ressaltou Altamiro Borges.

Para o presidente do Barão, o mundo está em processo de retrocesso, com o crescimento de correntes contrárias aos trabalhadores, às nações e à democracia. Isso tem possibilitando a ascensão de governos autoritários na política, conservadores nos costumes e ultraliberal na economia. A exemplo do Brasil e Estados Unidos. “A grande mídia teve papel determinante para eleição de Bolsonaro e agora sofre com ataques a jornalistas e tentativa de asfixia financeira das empresas de comunicação. Este é o momento de criar núcleos fortes de resistência, capazes de dialogar com vários atores da sociedade para fortalecer a luta em defesa da liberdade de expressão. Este é o papel da Barão de Itararé “, disse.

lancamento barao de itarare bahia 2 be40a

A jornalista e escritora Natalie Macedo, também falou da importância da mobilização dos comunicadores. Para ela, o momento é tenebroso, mas também muito rico para a cultura e a mídia alternativa. “No mesmo momento que há censura, há também o movimento de resistência. Este é um desafio para os comunicadores que querem ser um contraponto à mídia tradicional”.

O evento contou também com a participação de figuras destacadas da luta pela democratização da comunicação na Bahia, com o escritor e ex-deputado Emiliano Jose; a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; o secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, além do presidente do Sindicato dos Jornalistas, Moacyr Neves, e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar