Menu
Chamada whatsapp

CTB Bahia debate panorama político atual no Brasil

A seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Bahia) realizou, nesta terça-feira (06/08), um importante debate sobrea a conjuntura política atual e a reforma da previdência. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador, e teve como palestrante Marcos Verlaine, analista político e assessor do Departamento Intersindical de Assessoria parlamentar - DIAP.

plenaria ctb conjunura ago 2019 pascoal a4fc4

Verlaine fez uma excelente leitura sobre o momento político atual, falou dos desafios da oposição e também das consequências da Reforma da Previdência.

Segundo ele, o movimento sindical sofreu uma derrota ideológica e política e precisa mudar sua postura para continuar existindo. O desafio agora é se ressignificar, fortalecendo o debate de base.

plenaria ctb conjunura ago 2019 verlaine f2cc9

“É muito triste admitir, que o vendaval que assola o nosso país desestabilizou nossa credibilidade, maculou grupos sociais e o movimento sindical ficou sem perspectivas de avanços em prol dos trabalhadores. Com o agravamento das incertezas e da falta de reflexão dos campos progressistas, percebeu-se que o Brasil acompanha a temerária mudança de espectro político que já vem acontecendo pelo mundo”, afirmou.

Sobre a reforma da Previdência, afirmou que a proposta deve ser aprovada pelo Congresso, porque é feita pelo mercado, para atender a sua agenda.

plenaria ctb conjunura ago 2019 6bbc0

No evento, o presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, relembrou as dificuldades decorrentes da reforma trabalhista para os trabalhadores e o movimento sindical. Já o secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, e o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, esclareceram os dirigentes sindicais sobre a liberação de saques das contas do FGTS.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar