Menu
21ª Conferência Bahia e Sergipe

Insensível, o Itaú confirma fechamento de agências

Em reunião com a Comissão de Organização dos Empregados (COE), realizada nesta terça-feira (7/5), em São Paulo, a direção do Itaú confirmou o fechamento de 77 agências nos primeiros quatro meses de 2019 e a intenção de fechar outras 57 até o dia 3 de junho. As informações haviam sido cobradas pelos representantes dos trabalhadores na última reunião entre as partes.

reuniao itau 6 de maio 3e062

O banco informou que as agências foram fechadas por não darem resultados positivos, o que confirma a falta de compromisso da empresa com funcionários, clientes e a sociedade em geral. Afinal, o fechamento obriga as pessoas a percorrer longas distâncias para buscar atendimento bancário, situação ainda mais grave nas cidades do interior.

No encontro, o Itaú apresentou também os dados sobre a situação dos funcionários das 35 agências fechadas ate a primeira quinzena de abril. Segundo o banco, 112, dos 122 funcionários da área operacional foram realocados. Os outros 10 foram desligados, sob a alegação de problemas na performance. Os dados da área comercial ainda estão em fechamento.

Os representantes dos trabalhadores cobraram que o Itaú reabra o Centro de Realocação e que os bancários realocados não tenham avaliação de performance durante os seis primeiros meses de realocado. A empresa ainda não respondeu, mas os sindicatos vão acompanhar de perto os desdobramentos da situação.

“Como todos sabemos, bancos não têm coração, eles têm cofres, por isso não aceitam ganhar menos. Alegam que as agências que não estão entregando o “necessário“ serão fechadas e com isso com certeza muitos postos de trabalho serão fechados. Infelizmente o Itaú não está satisfeito em apenas nos adoecer, ele vai nos demitir também e deixar muitos pais e mães sem empregos”, ressaltou a diretora de Saúde da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andreia Sabino, que participou da reunião com o banco.

A COE e o Itaú voltam a se reunir no dia 18 de junho, quando o banco atualizará as informações de realocação das novas agências fechadas. Mas, os trabalhadores vão se reunir antes disso para analisar as possíveis ações a serem tomadas contra o fechamento de agências e as demissões de funcionários.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar