Menu
Redes sociais Feebbase

Juventude Bancária aprova Carta de Saubara e elege comissão da Feebbase

7 encontro da juventude final 82293

Após dois dias de intensos debates, o 7º Encontro da Juventude Bancária da Bahia e Sergipe foi encerrado neste domingo (27/10), com a aprovação da Carta de Saubara e a eleição da Comissão da Juventude da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.

Confira algumas imagens do evento no Facebook da Federação.

O evento foi um sucesso e contou com a participação de 108 jovens de até 35 anos, sendo 45 mulheres e 63 homens, oriundos de diversas bases sindicais ligadas à Feebbase.

“Acredito que o Encontro cumpriu seu principal objetivo: aproximar a juventude bancária do movimento sindical. Além disso, priorizou o protagonismo dos jovens, abrindo espaço pro debate e ouvindo a diversidade de pontos de vistas, sendo que tudo foi realizado de maneira informal e descontraída. Ao final do encontro, prevaleceu o sentimento de fraternidade. Os jovens parabenizaram a Federação pela iniciativa e se mostraram dispostos a contribuir com o movimento sindical nas lutas em defesa dos direitos dos bancários e da sociedade”, comemorou o diretor de Juventude da Feebbase, Thiago Nascimento.

7 encontro da juventude domingo c1793

Comissão e carta

No último dia do evento, os participantes elegeram a nova Comissão de Juventude da Feebbase, que é composta por 15 representantes e vai auxiliar a Secretaria de Juventude nas atividades para este público nas bases sindicais. Foram eleitos jovens da base dos sindicatos de Sergipe, Bahia, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro e Camaçari.

Para o presidente da Feebbase, Hermelino Neto, este foi um dos eventos mais importantes para a entidade neste momento. “Mesmo diante da conjuntura adversa, conseguimos mobilizar mais de cem jovens trabalhadores para debater e refletir sobre as reformas que acontecem no Brasil e as experiências neoliberais que estão acontecendo pelo mundo, que têm como foco a retirada de direitos dos trabalhadores. Os debates apontaram ainda a necessidade de políticas voltadas para que a juventude possa ocupar espaço nas entidades sindicais e na política. O encontro mostrou também o interesse dos jovens bancários em debater temas mais amplos como defesa da democracia e do meio ambiente”.

No domingo, foi aprovada também a Carta de Saubara, documento com as principais deliberações do Encontro. Confira a íntegra a seguir:

CARTA DE SAUBARA

A juventude bancária não está inerte diante dos ataques contínuos que a classe trabalhadora tem sofrido. Os retrocessos efetivados em nosso processo democrático afetam toda a sociedade, atingindo tanto os direitos trabalhistas e previdenciários, como também as garantias de condições de trabalho justas e dignas. As reformas e alterações legislativas realizadas e em curso contribuem para o empobrecimento da população e o aumento da desigualdade social, ao mesmo tempo em que frustram a expectativa do povo brasileiro por dias melhores.

Em contrapartida, apesar de todas as ameaças, o movimento sindical segue firme contra a exploração e a injustiça. Mesmo estando na mira do Governo Federal e do patronato, o sindicalismo assume seu protagonismo em defesa dos trabalhadores e do Estado democrático. A juventude bancária, consciente da conjuntura desafiadora, encara de frente os tempos difíceis e se alia aos sindicatos. Nós, jovens, sabemos que só com luta e união conseguiremos alterar o curso da realidade e construir uma nova história.

É inaceitável que os avanços tecnológicos, em vez de melhorarem as condições de trabalho a que somos submetidos, sirvam apenas para ampliar os lucros do sistema financeiro e resultem em prejuízos socioeconômicos para a maior parte da população. Por isso, nós que somos a juventude bancária, reafirmamos o compromisso de lutar pela garantia do emprego e dos direitos que a sociedade conquistou a duras penas. Não desistiremos de construir um futuro melhor. Somos jovens. Somos muitos. Somos fortes. Com nossa unidade, esperança e firmeza de propósito, trabalharemos incansavelmente por uma sociedade mais justa, solidária e igualitária!

Em defesa da organização sindical!

Em defesa dos empregos!

Em defesa dos bancos públicos!

Em defesa da Convenção Coletiva de Trabalho!

Em defesa da Saúde dos trabalhadores!

Contra os ataques aos direitos dos trabalhadores!

Em defesa da democracia!

Em defesa da soberania nacional!

Saubara (BA), 27 de outubro de 2019.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar