Menu
55 anos da Federação

Lançamento de livro sobre LER/DORT mobiliza bancários

lancameto livro LER 40 0c496

A saúde é tema de grande interesse para os bancários. Por isso, mesmo com a forte chuva que caiu em Salvador neste sábado (21/4), o Teatro Raul Seixas, na sede do Sindicato da Bahia, ficou lotado para o lançamento do livro “Assumindo a doença: o drama dos bancários com LER/DORT”, do professor Gilberto Leocádio de Lima Filho, que também fez uma palestra sobre os aspectos psicológicos que envolvem a doença.

Em uma exposição bastante aplaudida, o professo falou da importância de analisar as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) para muito além da questão biomédica, levando em conta também as dimensões psicológicas e sociais deste tipo de adoecimento.

lancameto livro LER 30 69f9d

“Esta e uma doença que afeta também a saúde mental do trabalhador, já que tem sintomas físicos, mas não sinais. Isso faz com que ele esconda a doença, por medo de ser desacreditado e criticado pelos colegas. Muitos acabam se afastando do convívio social e entrando em depressão”, afirma.

Ele ressaltou também a necessidade de colocar em debate como as questões econômicas e políticas afetam a saúde do trabalhador. “Muitas vezes a saúde do trabalhador é deixada de lado por questões econômicas, como as contas públicas. Assim o INSS nega o afastamento do trabalho, a empresa não o aceita de volta e ele fica sem salário, desamparado e ainda mais adoecido. Isso precisa mudar”.

Debate concorrido

lancameto livro LER 7 a9a81

O debate foi muito representativo, com a presença de bancários, comerciários, servidores públicos, profissionais de saúde, além de integrantes do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CESAT) e do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (FORUMAT).

A mesa de abertura contou também com a presença dos médicos do trabalho Carlos Valadares e Suerda Fortaleza; do presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, e da diretora de Saúde, Andreia Sabino; do presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, e o diretor de Saúde, Célio de Jesus. Participaram do evento ainda o presidente do Sindicato de Jequié, Marcel Cardim, e de Irecê, Carlos Alberto Bezerra.

Para o presidente da Federação, encontros como estes são importantes para discutir os motivos que levam o trabalhador a adoecer. “Precisamos mostrar à categoria que os bancos só visam o lucro e que a reforma trabalhista vai ajudar a adoecer ainda mais os trabalhadores, pois retira direitos e precariza as condições de trabalho”, disse Neto.

Já a diretora de Saúde, Andreia Sabino, comemorou o sucesso do lançamento. “O evento atingiu a nossa expectativa, pois este é um tema e muito importante para a nossa categoria. O livro consegue expressar exatamente como os bancários com LER se sentem e os estigmas que sofrem. Isso ficou visível nas falas das pessoas que participaram do debate e no interesse que o livro despertou”.

Os interessados em saber um pouco mais sobre a questão ainda podem comprar o livro, que está disponível no Departamento de Saúde do Sindicato da Bahia, em Salvador, ou no site da Amazon.com.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar