Menu
Feebbase

Seminário no Senado debate a importância dos bancos públicos

O Seminário “Estratégias para financiar o desenvolvimento”, que aconteceu nesta terça-feira (13), pela manhã, no auditório Interlegis do Senado Federal, debateu a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

seminario bancos publicos 2017 53910

Participaram das discussões, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo (professor-titular aposentado da Unicamp), a bancária Juvândia Moreira Leite (presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e vice-presidente da Contraf), o economista Fernando Nogueira da Costa (professor-titular do Instituto de Economia da Unicamp e vice-presidente da Caixa) e Wellington Dias (governador do Piauí), que também é empregado da Caixa.

seminario bancos publicos 2017 2 3b56c

No seminário, estavam presentes os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR), Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), além dos deputados federais Zé Carlos (PT-MA) e Davidson Magalhães (PCdoB-BA). Além de Emanoel Souza, representando a CTB, Fábio Lêdo e Jussara Barbosa, diretores do Sindicato da Bahia, e os representantes da Contraf, Fenae e AFBNB.

“O desmantelamento dos bancos públicos tem um claro objetivo: abrir espaço para os bancos privados. A luta em defesa destas instituições é estratégica para viabilizar um modelo de desenvolvimento progressista para o país e precisa ser encampada por todos”, conclamou Emanoel Souza.

Frente Parlamentar – Após o Seminário, a partir das 13h, no mesmo local, será lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, a ser integrada por deputados federais e senadores de diversos partidos. A iniciativa de criação dessa Frente partiu do senador Lindbergh Farias (PT/RJ), com base nas ações de entidades como a Fenae, Contraf, Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, associações de empregados do BNB e BNDES, além de outras vinculadas à categoria bancária.

Caberá à Frente ampliar os debates na sociedade e articulações no Congresso Nacional para barrar projetos de reestruturação que objetivam o sucateamento e privatização das instituições financeiras públicas, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES. Outro propósito é fomentar ações para informar e sensibilizar os parlamentares a respeito da importância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico e social do país.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar