Menu
Setembro Amarelo 2021
-->

COE negocia retorno ao trabalho presencial com o Itaú

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) se reuniu com a direção do Itaú na última quinta-feira (9/9), para negociar o retorno ao trabalho presencial dos trabalhadores que estão em home office. O debate é importante, para garantir que a volta ao presencial seja feito de forma adequada e sem colocar em risco a saúde dos bancários.

Desde 1º de setembro, o banco permitiu que trabalhadores voluntários dos prédios administrativos voltem gradativamente aos locais de trabalho. No entanto, os sindicatos têm recebido denúncias de que gestores estão pressionando os bancários a retornarem. Isso não deve ser tolerado e a prática deve ser denunciada aos sindicatos.

Questionados sobre quais mecanismos o banco adotará para o retorno seguro ao trabalho, os representantes do Itaú responderam que existe fiscalização para garantir o respeito aos protocolos de saúde e segurança e que todo o sistema de infraestrutura do banco permanecerá híbrido, para evitar aglomerações nos escritórios.

Agências

No encontro, o banco comunicou aos dirigentes sindicais, antes mesmo de publicar comunicado interno, o retorno, opcional a partir de 4 de outubro, das pessoas do grupo de risco de agências e que tem o ciclo vacinal completo. Sendo opcional a partir de 20 de setembro.

Caso alguém não tenha tomado as duas doses, o banco vai aguardar a data da segunda dose, mais 14 dias, período de imunização completa, para cobrar o retorno. Além disso, as gestantes de agência não retornarão ao trabalho presencial em todo o Brasil.

COE é contrária ao retorno

Depois da reunião com o banco, a COE do Itaú se reuniu internamente e definiu pela posição contrário ao retorno presencial neste momento, devido ao baixo índice de imunizados em todo o Brasil e a incerteza da vacinação em algumas localidades. A COE também cobra do banco um acompanhamento médico individualizado para os trabalhadores do grupo de risco que retornarem.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar