Logo
-->

Condutas praticadas pela direção da Caixa podem resultar em assédio moral

Assédio moral consiste em condutas abusivas, situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho. Prática conhecida por parte dos empregados da Caixa. Pesquisa da Fenae, de 2018, revelou que entre os entrevistados, mais da metade (53,6%) passou por situações típicas de assédio moral na relação com a chefia direta, como demanda excessiva por trabalho, pressão, atribuição indevida de erros, ameaças, gritos, entre outras.

Assedio Caixa 571e6
As entidades representativas apontam que a atual gestão do banco estabelece programas e cobranças por metas que estão adoecendo os trabalhadores. Exemplo disso foi o pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios sociais operados pela Caixa, no ano passado. Os bancários se esforçaram ainda mais para atender a população e tiveram que lidar com a pressão para atingir metas. A empresa não diminuiu a cobrança nem mesmo por conta da crise sanitária e gerou filas enormes nas portas das agências.


A GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas) é um programa considerado mais uma ferramenta que pode resultar em assédio por meio dos parâmetros usados pelo banco para avaliar os empregados. Outra denúncia de instrumentos definidos como “motivacionais” e que, verdade, alicerçam a estrutura de assédio no banco, são o PQV (Programa de Qualidade de Vendas), o gerador de “sprints” e até plataformas de colaboração de equipes e grupos de WhatsApp.


Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, os afastamentos do trabalho por transtornos mentais como depressão e ansiedade tiveram aumento de 33,7% em 2020, em comparação com 2019. O número de concessões de auxílio-doença passou de 213,2 mil, em 2019, para 285,2 mil no ano passado.
Denuncie
Se você está sofrendo assédio ou presenciou a prática com algum colega, denuncie para o sindicato de sua base para que a entidade possa tomar as medidas necessárias. É importante haver constituição de prova demonstrando o assédio ocorrido – pode ser por depoimento de testemunhas, documentos, gravações. O Ministério Público do Trabalho (MPT) também possui um canal de denúncias para combater o assédio moral nas relações de trabalho.

Com informações da Fenae

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.