Menu
Feebbase

Congresso Nacional do BNB acontece no mês de julho em Salvador

Nos dias 7 e 8 de julho acontece em Salvador o XXIII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB. A mobilização para o evento já está acontecendo, na preparação dos encontros estaduais.

Embora o acordo coletivo vigente tenha validade por dois anos (2016/2018), conforme celebrado na campanha salarial do ano passado, a pauta e a luta da categoria não poderão ser esvaziadas. Há a possibilidade de reduzir o foco exclusivo nas cláusulas econômicas e centrar com maior ênfase nas questões específicas que afetam o trabalhador do BNB e que, diretamente e indiretamente, acabam repercutindo financeiramente.

É oportuno inserir no debate os assuntos institucionais que afetam o BNB, e consequentemente o seu corpo funcional, como os constantes ataques ao FNE e a interferência política na gestão do Banco, que expõe a instituição a instabilidades e vulnerabilidades. Nesse sentido é imperativo reafirmar a luta pelo fortalecimento do BNB e seus instrumentos de desenvolvimento regional como o FNE e outros recursos.

Os desafios do BNB são inúmeros e precisam ser discutidos pelos maiores interessados: seus trabalhadores. Não é demais lembrar que é um fórum de trabalhadores do BNB; que não é um fórum deste ou daquele segmento político, desta ou daquela central sindical. Por isso mesmo deve contemplar funcionários de toda a área de atuação do Banco e de todas as bases sindicais.

O caminho é mobilizar, no melhor significado do dicionário: “Convocar insistentemente pessoas a tomarem parte de atividade social, política etc., com determinação e garra”. Mobilizar para as batalhas internas do Banco, mas sem esquecer as lutas nacionais, que unem todos os trabalhadores brasileiros, a exemplo do contraponto às reformas trabalhista e previdenciária em curso. O momento exige de todos nós a máxima participação e a máxima unidade.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar