Menu
55 anos da Federação

MP 995 é mais uma tentativa de privatizar a Caixa

O governo Bolsonaro deu mais um passo para privatizar a Caixa. Na noite da última sexta-feira (7/8), o presidente editou a Medida Provisória (MP) 995, que permite que o banco abra o capital de suas subsidiárias.

A MP autoriza as subsidiárias do banco público a incorporar ações de outras sociedades empresariais e a aquisição controle societário ou participação minoritária em empresas privadas.

A medida visa subsidiar a Caixa Seguridade, quarto maior grupo segurador do país, e Caixa Cartões, voltada para o setor de meios de pagamento. A ideia é que a Caixa continue societária nesses negócios embora a modelagem ainda não esteja definida.

As entidades representativas dos empregados são contrárias a esta MP e estudam as medidas cabíveis para impedir a privatização da Caixa.

“Esta é mais uma frente de luta que temos de enfrentar neste contexto de ataques à Caixa por todos os lados”, lamentou Emanoel Souza, secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar