Menu
Redes sociais Feebbase

4 de fevereiro: Dia de Mundial de Combate ao Câncer

Nesta terça-feira (04/02) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi proposta pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), com o objetivo de estimular a preservação e ampliar a conscientização sobre o assunto.

Segundo nota distribuída pela sociedade médica à imprensa, 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida, entre elas a prática de atividades físicas.

Não fumar, preferir alimentos naturais, manter uma dieta equilibrada, se vacinar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, também são essenciais para a prevenção da doença. Algo aparentemente simples, mas que as pessoas encontram inúmeras dificuldades para mudar de vida.

A previsão é que 625 mil novos casos de câncer sejam registrados por ano entre 2020 e 2022, de acordo com a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A população infanto-juvenil será responsável por 8.460 casos, no mesmo período.

O câncer de pele não melanoma deve permanecer como o mais incidente, com a expectativa de 177 mil novos casos por ano. Em seguida, está com o câncer de mama próstata, com 66 mil casos cada, cólon e reto, com 41 mil casos.

Daí vem a importância de levar uma vida com hábitos saudáveis. Em pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) em 2017, com 1.500 pessoas em todo o país, metade declarou que não faz exercício físico. Uma em cada quatro pessoas entrevistadas não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar