Menu
Chamada whatsapp

Ato em defesa da UFBA reúne multidão em Salvador

Após o ministro da educação anunciar o bloqueio de 30% da verba destinada a universidades federais em todo o país, justificando que as entidades “promovem balbúrdia”, estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizaram um grande ato nesta segunda-feira (06/05), na reitoria da instituição, em Salvador, em repúdio à decisão do Ministério da Educação (MEC).

O ato teve início na Faculdade de Educação da UFBA as 11h e o grupo, com mais de 2 mil pessoas, caminhou até a Reitoria, no bairro do Canela. Em todo o percurso, a multidão mostrava aos que observavam o ato pacífico, que a luta pela UFBA vai além dos campus da universidade, que é uma luta de toda a sociedade baiana.

Desde o anúncio do corte, surgiram diversas publicações em reconhecimento a excelente atuação da universidade, das quais se destacam a pesquisa que descobriu o Zyka vírus, o Hospital das Clínicas como único a realizar a regeneração de ossos com células-tronco no Brasil e a boa colocação no ranking de universidades dentro e fora do país.

Além de não ter fundamentos, o corte de R$ 37,342 milhões na verba de funcionamento da UFBA, culminará no mau funcionamento das unidades, prejudicando o semestre letivo de milhares de estudantes. É necessário a liberação dos recursos com brevidade, para não haver aumento na precarização da educação pública, que será refletida em toda a sociedade.

Por Rafael Santos

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar