Menu
50 anos da Federação

Audiência Pública em Fortaleza debate o fortalecimento do BNB

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará realizará audiência pública nesta quarta-feira (20/6), às 14h, para discutir questões relacionadas ao fortalecimento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), como recursos humanos e a conjuntura nacional das políticas de desenvolvimento. A audiência foi requerida pelo deputado estadual Nestor Bezerra (PSOL) que, por sua vez, atendeu à solicitação da AFBNB.

A intenção é debater a importância do BNB enquanto indutor de projetos de desenvolvimento e a sua capacidade de investir nos potenciais da região e de seus trabalhadores. Para isso, é necessária infraestrutura adequada e políticas de desenvolvimento bem definidas tanto em nível macro (por parte do Governo federal) quanto internas, na própria instituição, o que inclui uma política de recursos humanos adequada a uma instituição de desenvolvimento: transparência nos processos, condições de trabalho, melhorias das agências e dos sistemas, ampliação do quadro de pessoal (com a convocação de concursados e a reintegração de demitidos), dentre outros aspectos.

O BNB, às vésperas de completar 66 anos, sofre com carência de pessoal enquanto há aprovados em concurso aguardando a convocação, por exemplo. Além disso, indo na contramão do que a região necessita e do que a AFBNB defende, que é o aumento da capilaridade, fechou agências seguindo a cartilha escrita pelo Governo Federal para os bancos públicos, medidas que no entendimento da Associação enfraquecem o BNB e impactam negativamente no desenvolvimento da região. Não bastassem esses problemas, projetos de lei cujo teor compartilha recursos dos Fundos Constitucionais (no caso, o FNE) ou os destinam para fins diversos que não os previstos na Constituição (a exemplo da nova lei do FIES) também são duros ataques ao Banco.

A audiência é um importante espaço para que a sociedade em geral, empresários, parlamentares, trabalhadores rurais, além dos próprios trabalhadores do BNB e aprovados em concurso, discutam essas e outras questões relevantes para a região, haja vista que o BNB e os seus recursos compõem patrimônio público que contribui para a área em que atua, sendo um diferencial no crédito tanto para grandes empresas como para micro e pequenos empresários e na agricultura familiar.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar