Menu
55 anos da Federação

Aumento real prevaleceu nos acordos do 1º semestre

Os resultados das campanhas salariais do primeiro semestre mantiveram a tendência positiva apresentada ao longo de 2006, quando 85,7% dos acordos resultaram em aumentos superiores à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE. Incluindo os acordos que zeraram as perdas inflacionárias, esse número chegou a 96,4%, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


Com data-base em maio, os 25 mil trabalhadores nas usinas de açúcar e álcool do Estado de São Paulo, por exemplo, conseguiram reajustes salariais que variaram de 5% a 7%, o que representa aumentos reais da ordem 1,5% a 3,5%.


Ainda não houve acordo em 8 das 80 usinas que negociam com sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo.


Já os 530 mil operários da construção civil da capital e do interior paulista tiveram os salários reajustados em 5,5% a partir de 1º de maio, o que significou aumento de cerca de 2% acima da inflação. Pela primeira vez, as convenções coletivas incluíram cláusula que regulamenta a terceirização no setor.


Para especialistas, o ambiente econômico é amplamente favorável às negociações salariais neste segundo semestre. 'Os acordos devem compor aumentos reais com distribuição de lucros e resultados e outros benefícios indiretos, como seguro-saúde, auxílio-alimentação ou melhores condições de trabalho', diz Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese.


Cláudio Dedecca, professor de economia do trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diz que a economia brasileira tem perspectiva de crescimento com efeitos positivos sobre o emprego como não se via há muito tempo.


O problema é que os ganhos reais de salários estão fortemente concentrados em torno de 1% a 2% de aumento. 'Se a taxa de crescimento da economia se aproximar de fato de 5% este ano, haverá a possibilidade de esses ganhos se elevarem a partir deste semestre', diz.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar