Menu
-->

Brasil tem quase 20 milhões de pessoas passando fome

A fome e a miséria atingem um número assustador de brasileiros. É o que mostra o levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Segundo o estudo, quase 20 milhões de brasileiros afirmaram passar 24 horas ou mais sem comida em alguns dias e 24,5 milhões não têm certeza de como se alimentarão no dia a dia. Outros 74 milhões vivem inseguros sobre se vão acabar passando por isso. Além disso, mais da metade (55%) dos brasileiros sofriam de algum tipo de insegurança alimentar (grave, moderada ou leve) em dezembro de 2020.

Desde 2014, segundo a FGV Social, o rendimento domiciliar real per capita do trabalho diminuiu de R$ 249 mensais para R$ 172, em média, na metade mais pobre do Brasil. Apesar disso, o país não implementou mudanças em sua estrutura tributária. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga de impostos sobre alimentos no Brasil equivale a 22,5%, ante 6,5% na média mundial. Isso torna a carga tributária ainda maior para os mais pobres e aumenta a miséria.

Para piorar a situação, os governos Temer e Bolsonaro adotaram uma política econômica voltada para atender aos interesses dos mais ricos, tornando o país ainda mais desigual.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar