Menu
55 anos da Federação

Dieese lançará Jornada Especial sobre enfrentamento da reforma trabalhista

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) prepara edição especial da Jornada de Debates acerca da reforma trabalhista, aprovada pelo Senado na ultima terça (11) e sancionada ontem pelo presidente Temer. O objetivo é avaliar os impactos do novo padrão de relações do trabalho e debater meios de resistir nas bases trabalhadoras a seus aspectos mais agressivos.

Segundo o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o início do novo conjunto de jornadas deve ocorrer dia 27 de julho, em São Paulo. O lançamento, que vai ter transmissão ao vivo pela internet, das 9 às 10h30, deve reunir a direção sindical do Dieese, seu corpo técnico e as Centrais Sindicais. A ideia é que, após o evento na capital paulista, os escritórios regionais prossigam os debates com dirigentes de cada região.

Campanhas
Muitas categorias, como bancários, metalúrgicos, vestuário, têxteis, comerciários etc., farão campanha salarial no segundo semestre. Clemente observa: “É importante que, dentro da diversidade do sindicalismo, as Centrais, Federações e Confederações busquem orientar suas bases a fazer essa resistência já nas negociações coletivas”. Confederações, como a CNTA Afins (alimentação), já estão fazendo isso.

Em agosto, o Dieese deve reunir a direção nacional e o conselho político. Clemente adianta: “Vamos propor o debate permanente, a fim de que as jornadas possam ir acumulando estratégias e alternativas, no que diz respeito a aspectos gerais, mas também frente a questões específicas, como a jornada de trabalho intermitente”.

A forma do evento em 27 de julho pode ainda sofrer alterações, conforme as demandas do sindicalismo e a agenda nacional.

Resistência
Centrais Sindicais e técnicos do Dieese se reuniram ontem em São Paulo, na sede da Nova Central, a fim de debater os impactos da reforma trabalhista e ações visando o combate aos seus efeitos mais danosos à classe trabalhadora.

Fonte: Repórter Sindical

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar