Menu
55 anos da Federação

Faltou trabalho para mais de 27 milhões de brasileiros no primeiro trimestre de 2020

Segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país subiu para 12,2% no primeiro trimestre de 2020, o percentual representam um total de 12,9 milhões de pessoas. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta quinta-feira (30/04).

Já a taxa de informalidade chegou a 39,9% da população ocupada, com mais de 36 milhões de brasileiros. Também aumentou a taxa de subutilização da força de trabalho, que saiu de 23%, no último trimestre de 2019, para 24,4% no primeiro trimestre deste ano, representando mais de 27,6 milhões de brasileiros.

Na taxa de subutilização do trabalho está inclusa a taxa de desocupação, a taxa de subocupação por insuficiência de horas e a taxa da força de trabalho potencial, pessoas que não estão em busca de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar.

Segundo o Instituto ainda não foi possível avaliar os impactos da crise do novo coronavírus, já que o trimestre avaliado foi fechado em março, ou seja, grande parte do trimestre estava fora do cenário. A maioria dos estados decretou o isolamento a partir da segunda quinzena de março. 27.620 milhões de brasileiros não tiveram trabalho nos primeiros três meses de 2020.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar