Menu
Campanha Outubro Rosa 2018

INSS prorroga suspensão da prova de vida de aposentados e pensionistas

Nesta quinta-feira o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), prorrogou até 31 de outubro a suspensão da prova de vida de beneficiários.

Segundo a portaria nº 1.053, de 13 de outubro, a prorrogação da interrupção desses bloqueios vale, a princípio, por mais uma competência (outubro de 2020). Por isso, só a partir de novembro o beneficiário correrá risco de perder o benefício, caso a medida não seja novamente prorrogada ou caso ele não faça a comprovação de vida.

A prova de vida está suspensa desde de março, porém o INSS também informou que poderá prorrogar novamente os prazos enquanto durar o estado de emergência devido à pandemia do coronavírus.

Este ano, o governo começou a implementar a prova de vida online para o INSS (feita por meio de selfie), mas somente para quem tem carteira de motorista ativa e título de eleitor. Também é preciso ser convocado pelo instituto para participar deste projeto-piloto. Os segurados convocados devem ter os aplicativos MEU INSS e MEU GOV.BR.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar