Menu
55 anos da Federação

Partidos de oposição lançam Frente Ampla em Defesa da Democracia

Sete partidos de oposição ao governo de Michel Temer lançaram na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (18), uma Frente Ampla em Defesa da Democracia. Na ocasião também foi lido um manifesto pela democracia, soberania nacional e direitos do povo brasileiro.

Com a frente, PDT, PT, PSB, PCdoB, Psol, PCB e PCO organizam um movimento de resistência aos sucessivos ataques à democracia brasileira, entre eles o impeachment sem crime de responsabilidade da ex-presidenta Dilma Rousseff, a execução de Marielle Franco, e a prisão política do ex-presidente Lula. 

A preocupação dos parlamentares se estende também às políticas que restringem direitos e afetam o patrimônio público, entre elas a reforma trabalhista já aprovada e a venda do sistema Eletrobras que ainda tramita no Congresso.

Lula

Para a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, do Paraná, a prisão de Lula está diretamente ligada ao que chamou de ataque à democracia brasileira. “Lula simboliza a resistência e a luta de um povo que nunca teve seus direitos olhados pela elite que hoje governa o Brasil”, disse. Ela acredita que Lula é inocente e foi condenado sem provas no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Também para a presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos, de Pernambuco, o Brasil vive uma situação tenebrosa de desmonte da democracia e da retirada de direitos.

“Não se pode neste país ter os ataques que estamos vendo ao estado democrático de direito e ao respeito devido ao processo legal e à presunção de inocência. Não se pode neste país, além de rasgar a soberania popular e do voto e do impeachment fraudulento, agora ter um conluio contra as possibilidades de a esquerda exercitar seu papel”, lamentou a deputada.

A frente ampla pretende reunir partidos políticos, movimentos sociais, professores, artistas e líderes religiosos, entre outros, para articular uma resistência e buscar o diálogo contra o avanço do ódio, da intolerância e da violência.

Portal CTB com Agência Câmara 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar