Menu
55 anos da Federação

Seeb Conquista denuncia o Bradesco ao MPT

Na segunda-feira (30/11), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região protocolou junto ao Ministério Público do Trabalho uma denúncia contra o Bradesco. A diretoria tem acompanhado diversos casos em que as trabalhadoras e trabalhadores com adoecimento comprovado por meio de exame periódico ou demissional. Para piorar essa situação, o banco tem recusado abrir o comunicado junto ao INSS, mesmo com solicitação feita pelo médico da empresa.

“Não é a primeira vez que presenciamos situações como essa. O banco tem conhecimento que a abertura de CAT é uma obrigação do empregador e um direito do trabalhador e ainda assim se recusa a emitir. Na tentativa de corrigir essa postura, estamos acionando este instrumento jurídico para evitar esse desgaste cotidiano para bancárias e bancários”, destaca Bruno Amazonas, advogado conveniado ao SEEB/VCR e responsável por acompanhar essa denúncia.

Também foi incluído na denúncia, a ação do Bradesco que proíbe os gestores das agências de assinar a Declaração do Último dia Trabalhado, uma exigência do INSS, no agendamento de perícias e uma determinação contida nas convenções coletivas.

“Em situações como essas fica ainda mais clara a importância do Sindicato enquanto entidade representativa da categoria. Não basta conquistar os direitos a partir dos acordos firmados, é preciso estar atento se esses direitos estão sendo respeitados. Essa prática de desrespeito é muito comum, principalmente nos bancos privados, que a todo custo querem passar por cima de tudo para garantir sua lucratividade cada vez mais alta. Aproveito para lembrar a categoria que temos um setor jurídico a disposição de todas e todos filiados para acompanhar os casos”, lembra Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar