Menu
50 anos da Federação

Transferência entre bancos poderá ser instantânea

O tempo de espera para compensar transferências e pagamentos entre bancos distintos podem chegar ao fim. É o que aponta o Banco Central (BC), que pretende criar um sistema instantâneo para que as operações levem menos de 30 segundos até a conclusão, inclusive nos fins de semana, feriados e a qualquer hora.

Hoje, as transferências entre bancos diferentes, por exemplo, são concluídas no mesmo dia apenas se efetuadas entre das 6h30 às 17 nos dias úteis. Além disso, a tarifa aplicada sobre esta operação pode chegar a R$ 143,25, segundo o BC. Apesar de ainda não ter valores definidos, a expectativa é de que com todos os bancos conectados pela nova plataforma, as transações entre contas correntes, de pagamento ou poupança sejam menores.

Para Ricardo Anhesini, especialista em serviços financeiros, a mudança faz-se necessária para atender as constantes mudanças na relação dos clientes com os serviços. “Para dar certo, os pagamentos instantâneos dependem da tecnologia e da aceitação dos consumidores. A transformação ocorre porque o cliente está inconformado e quer uma experiência melhor”. Anhesini reforça ainda que “Isso estimula a inovação”.

Por Rafael Santos

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar