Menu
Redes sociais Feebbase
-->

Infecção pelo Covid-19 dispara entre bancários de Camaçari

Na quinta-feira, 4 de março, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Camaçari (Sindban) se reuniu para debater o crescente número de bancários infectados pelo Covid-19 em sua base. A situação é gravíssima e alarmante.

Um dos casos mais preocupantes, é da agência do Santander da rua Francisco Drumond, que está fechada desde o dia 26 de fevereiro, após 7 funcionários terem testado positivo para o covid -19. A previsão é que as atividades retornem a partir de 15 de março. O mesmo banco teve sua outra agência, situada na praça Abrantes, fechada nesta semana com suspeita de infecção. A mesma passou por higienização e já está em funcionamento.

No município no último mês, tivemos diversas agências fechadas e inúmeras suspeitas de covid dentro da categoria.

O aumento de casos deve-se, em grande parte, à mudança de protocolo de segurança contra a doença, que foram alterados pelos bancos, deixando a categoria completamente vulnerável.

No início da pandemia, no ano passado, eram adotadas medidas de segurança de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) onde, na primeira suspeita de contaminação do bancário na agencia, o mesmo era afastado para realizar o exame e aguardava-se o resultado para o retorno ou não do trabalhador, que, se fosse testado positivo, ficava em quarentena por 14 dias em casa, além da higienização da agencia bancária e fechamento pelo mesmo período. Hoje os bancos estão submetendo os bancários a realização de testes rápidos, sem aguardar o tempo de eficácia do mesmo (fazê-lo 5 dias após o primeiro sinal de sintoma ) e obrigando o funcionário a ir trabalhar assim que recebe o resultado de negativo. Acarretando assim na infecção dos demais trabalhadores no ambiente da agência já que o teste não tem eficácia.

O Sindban tentará uma reunião com o prefeito Elinaldo Araújo, juntamente com o secretário municipal de Saúde Elias Natan, para denunciar esse absurdo sem precedentes que vem acontecendo na categoria bancária em Camaçari.

Sabemos da importância que temos como serviço essencial na cidade e uma vez que não tivermos trabalhadores para atender a população nesse momento tão difícil, quem irá fazê-lo? Estamos unidos na luta e não arredaremos o pé na garantia dos nossos direitos e da nossa saúde!

bianca lima sindiban 594d0 Bianca Lima é diretora de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Camaçari.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar