Pesquisa do IBGE registra crescimento de 1,8% na indústria em janeiro
"A pesquisa mostra um quadro de continuidade do crescimento industrial com resultado expressivo em relação ao início do ano anterior e frente a dezembro, sendo que a taxa de 1,8 por cento levou o patamar de produção para o segundo maior nível da série histórica, superado somente por outubro de 2007", destacou o IBGE.Dezenove dos 27 ramos pesquisados tiveram aumento na produção.
Frente a dezembro, a atividade no setor de veículos automotores cresceu 9,0 por cento. Também tiveram contribuição positiva para o índice geral os setores de Alimentos (alta de 3,9 por cento) e de Outros produtos químicos (5,7 por cento).
Por outro lado, a produção de Material eletrônico e equipamentos de comunicações caiu 11,3 por cento e a de Refino de petróleo e produção de álcool declinou 1,9 por cento.
Considerando as categorias de uso, houve crescimento na produção de bens de consumo duráveis (5,4 por cento), bens intermediários (1,3 por cento) e bens de consumo semi e não duráveis (1,2 por cento). Os bens de capital permaneceram estáveis pelo segundo mês, após quatro meses de taxas positivas.
O IBGE revisou de queda de 0,6 para baixa de 0,8 por cento a produção de dezembro sobre novembro. O dado de outubro frente ao mês anterior passou de aumento de 3,3 para 3,4 por cento.