Menu
Outubro Rosa 2022

Sindicato de Sergipe reúne dirigentes para homenagear Souza e comemorar a vida

2024 homnegam a souza sergipe bd3e7

Dez anos se passaram desde a partida prematura do ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), José Souza de Jesus, que faleceu no dia 21 de outubro de 2014.

E em reconhecimento ao legado de Souza, a Diretoria do SEEB/SE reuniu na manhã desta segunda-feira, dirigentes sindicais, amigos e amigas em uma solenidade no auditório do sindicato. “O legado de Souza permanece vivo e continua inspirando a todos, marcado pela luta por direitos e pela defesa dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou o presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo.

Na mesma ocasião, o SEEB/SE também celebrou a vida com o retorno às atividades sindicais do diretor Adelmo Rodrigues, que superou com sucesso um procedimento de cateterismo.

Presenças

Dirigida por Adilson Azevedo, a mesa solene contou com as participações da presidenta-licenciada do SEEB/SE, Ivânia Pereira; jornalista Niúra Belfort (a viúva e Souza,; Paulo Pedroza (CTB/SE), Maria da Pureza Sobrinha (presidenta da UBM/SE); Milton Dantas (vereador-eleito de Aracaju) e os dirigentes do PCdoB/SE, Edival Góis e dr. Emerson.

O presidente da federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase), Hermelino Neto e o coordenador Nacional da Federação dos Radialistas do Brasil (Fitert), Fernando Cabral enviaram mensagens alusivas à trajetória de Souza no movimento político e sindical.

Após as intervenções, foi exibido o documentário “Comandante José Souza de Jesus, Presente!” e servido um café da manhã.

Homenagens póstumas

jose souza sergipe 2 196f1

Em reconhecimento trajetória e às contribuições, a cidade de Aracaju homenageia José Souza de Jesus com a nomeação de uma escola municipal e da sede do próprio sindicato.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental 'José Souza de Jesus', no bairro Santa Maria, foi inaugurada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em 2018.

Em 2022, a sede do SEEB/SE após uma reforma estrutural foi renomeada em homenagem a José Souza de Jesus, um marco que perpetua a memória dele no local onde dedicou grande parte de sua vida.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe também deu o nome de José Souza de Jesus ao auditório da sua sede, em Salvador, em homenagem à sua contribuição para o cresciemnto da entidade. 

Morte precoce

A vida de Souza foi interrompida de forma inesperada em Fortaleza, em meio à luta em defesa dos direitos dos bancários. Enquanto se preparava para a assinatura do acordo específico do Banco do Nordeste da Campanha Nacional 2014/2015, sofreu um infarto fulminante no hotel.

“A partida repentina do camarada Souza deixou um vazio no movimento sindical e no coração de todos que o conheceram e admiraram sua luta. Seu legado guia novas gerações de trabalhadores pela construção de um país mais justo e igualitário", afirma o presidente da CTB/SE, Adêniton Batista.

Souza nasceu na cidade de Carira/SE, em 31 de março de 1958. Formado em Filosofia pela UFS, Souza foi um incansável defensor dos direitos trabalhistas e da democracia. Foi dirigente do PCdoB/SE e CTB/SE, demonstrando o compromisso dele com a luta social.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Sergipe

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar