Sindicato da Bahia abre exposição sobre os 35 anos do jornal O Bancário

Em um evento repleto de emoções, o Sindicato da Bahia abriu na noite desta quarta-feira (4/12) a exposição sobre os 35 anos do jornal O Bancário, o único veÃculo do movimento sindical brasileiro com circulação diária. A exposição acontece no foyer da sede do Sindicato, em Salvador, até o final do mês de dezembro.
Desde sua criação, em 1989, o jornal tem sido um sÃmbolo de resistência da mÃdia contra-hegemônica, registrando não apenas as lutas da categoria bancária, mas também o esforço nacional por liberdade e democracia. As quase 200 capas expostas são uma pequena amostra das 8.987 edições publicadas ao longo dos 35 anos de circulação diária
Muito mais que um jornal, O Bancário é também instrumento que facilita a contato dos diretores do Sindicato com a categoria, no ambiente de trabalho. Isso possibilita uma proximidade maior com os trabalhadores, que sentem que podem confiar no jornal para denunciar o assédio ou as más condições de trabalho. É na entrega do jornal que surgem muitas das pautas que viram matérias para o dia seguinte.

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, participou da solenidade de abertura da exposição, onde ressaltou a importância do instrumento para o movimento sindical baiano e brasileiro. Ele destacou também o papel dos jornalistas e de todos os profissionais envolvidos no processo para que ele possa chegar todos os dias até à categoria. Em sua fala, Neto parabenizou o presidente, Augusto Vasconcelos; o direito de Imprensa, Adelmo Andrade, e toda a diretoria do Sindicato da Bahia pelo sucesso do jornal.

