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Caixa afirma que empregados não serão prejudicados com a reestruturação

Reestruturação, problemas no VPN, home office e o programa Super Caixa forma os principais temas da rodada de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção da Caixa, realizada na sexta-feira (15/8), no Rio de Janeiro. O encontro é parte da mesa de negociação permanente das demandas dos bancários.

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O primeiro tema do debate foi a reestruturação. A CEE cobrou explicação do banco e também advertiu para o risco de prejuízos para caixas e tesoureiros por minuto e por prazo, no caso de fusão de agências, pois poderiam ser substituídos por efetivos das unidades fechadas. Ao falar do processo, que chama de reposicionamento, o banco garantiu que não haverá perdas financeiras para os empregados afetados pelas mudança.

Para justificar a reestruturação, a Caixa argumentou que precisa se adequar à realidade, em que os clientes passaram a utilizar mais intensamente no seu dia a dia os canais digitais, e que há agências com baixo volume de atendimento. A CEE criticou mais uma vez o fato da empresa ter colocado o processo em prática, sem a negociação prévia com os representantes dos empregados. Isso é um desrespeito à mesa de negociação permanente.

Em resposta, a Caixa fez autocrítica, pedindo desculpas e garantindo que nenhum colega será prejudicado financeiramente e que a mesa de negociações será valorizada, com o banco chamando sempre para apresentação prévia de mudanças antes de elas serem feitas.

Fechamento de agências e home office

 

A Caixa informou que serão extintas 52 agências ec23 postos de atendimento em todo o país. Informou ainda que está assegurando vagas a todos de agências que serão fechadas. A CEE cobrou cuidado da Caixa para o fechamento de unidades, pois isso pode causar grandes prejuízos para a população e o comércio local.

Em relação ao home office, foi reforçada a necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos para que as pessoas possam se organizar para este modelo, evitando que certas chefias possam utilizar este tipo de trabalho, como punição, ou como premiação. A Caixa divulgou uma orientação de que o trabalho remoto seria no modelo de três dias na semana em casa e dois no presencial. Após questionamento da CEE sobre outros acordos feitos por setores específicos serem mais vantajosos para os empregados. A empresa respondeu que acordos firmados anteriormente, poderiam continuar prevalecendo.

Super Caixa

 

A Caixa apresentou também um programa próprio de pagamento de prêmios aos empregados de acordo com o desempenho, lançado em julho. É o já conhecido ‘Super Caixa’. A CEE criticou a Caixa por ter imposto o programa, sem negociação prévia. Outra crítica foi quanto ao prazo de pagamento dos valores, que era trimestral para a venda de produtos do Caixa Seguridade. Já com o ‘Super Caixa’ o pagamento é semestral. A CEE lembrou que com o novo prazo, o banco vai economizar e não haverá ganho para os empregados.

O Super Caixa vale para toda a rede de atacado e varejo e garante premiação a quem for além do seu desempenho individual. Vale para todos os empregados. Além da avaliação individual, haverá uma avaliação coletiva por agência. Um dos problemas apontados é que o programa estabelece que a premiação somente será paga mediante resultado obtido pela unidade e não apenas o resultado individual. Se um empregado não alcançar a meta, todos deixam de receber. A empresa alegou que não deve haver premiação sem resultado.

Outro tema abordado na reunião foi a questão da segurança bancária, envolvendo casos de fraudes que envolvam procedimentos junto à Polícia Federal. A empresa vai verificar o procedimento atualmente adotado e o tema deve ser retomado em mesas futuras, no sentido de garantir suporte e segurança aos empregados que denunciam crimes e auxiliam em investigações.

A próxima rodada de negociações será realizada nos dias 18 e 19 de setembro, em Belo Horizonte. No dia 18 será a mesa específica sobre o Saúde Caixa e no dia 19 ocorrerá a mesa de negociação permanente.

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