Bancários defendem o BB e a soberania do Brasil
Sindicatos e federações dos bancários de diversas partes do país realizaram uma mobilização nacional, nesta quarta-feira (27/8), em defesa do Banco do Brasil. As manifestações denunciaram os ataques coordenados contra o BB, a economia brasileira e o Sistema Financeiro Nacional, através de postagens na redes sociais com fake news sobre a existência de sanções estrangeiras e de bloqueio de ativos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de recomendar a retirada de recursos da instituição financeira.
Diante de mais este ataque de setores da extrema direita, os participantes da 27ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias, encerrada no domingo (24), aprovaram a realização de atos em defesa do BB. Além das ações nas agências, os bancários convidaram a população a irem para as redes sociais para defender o Banco do Brasil, usando a hashtag #OBBédoBrasileiros.
Os sindicatos da base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe também fizeram parte da mobilização nacional com atividades nas agências.
Salvador
Em Salvador, funcionários, diretores do Sindicato da Bahia e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe realizaram um ato na agência do Banco do Brasil Cidade Alta, no Centro de Salvador, em defesa da instituição, da soberania nacional e do estado democrático de direito. A mobilização foi resposta às mentiras espalhadas nas redes sociais por Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Feira de Santana
Em Feira de Santana, o Sindicato dos Bancários promoveu um ato na agência Estilo da Avenida Getúlio Vargas, reunindo trabalhadores e apoiadores para reafirmar a importância do BB para o desenvolvimento do Brasil. Durante a manifestação, os dirigentes sindicais destacaram o papel estratégico do banco público e criticaram os ataques recentes feitos por parlamentares ligados à extrema direita.