Hoje é dia de celebrar as conquistas da nossa categoria!
Nesta quinta-feira, 28 de agosto, se comemora o Dia do Bancário e da Bancária. Criada em 1952, por deliberação do 4º Congresso Nacional dos Bancários, a data foi transformada em lei em 1964, como dia de celebrar as conquistas de uma categoria, que tem um trabalho essencial para o desenvolvimento do Brasil.
A história da categoria é marcada por vitórias que servem de exemplo para outros trabalhadores, não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo. Um dos maiores marcos dessa trajetória é a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que é nacional e unificada, garantindo direitos que vão além do previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Em 2025 a CCT dos bancários completa 33 anos e segue sendo atualizada, com acréscimo de direitos e benefícios para a categoria. A sua manutenção não é fácil, mas é bancada pela luta dos trabalhadores, que entendem que precisam se manter unidos para garantir os seus direitos.
“Hoje é dia de celebrar, de comemorar e reconhecer a força e dedicação de cada trabalhador e trabalhadora. Ser bancário é trabalhar todos os dias com jornadas exaustivas, com pressão, com metas e mesmo assim não desistir nunca. Nossa categoria é uma categoria de luta que nunca desiste. Parabéns a cada bancário e bancária da Bahia e Sergipe!”, desejou a presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andréia Sabino.