Feebbase participa da 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres
Mais de 4 mil representantes de todo o Brasil participaram 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada entre segunda (29/9) e quarta-feira (1º/10), em Brasília. O evento marcou a retomada, após quase dez anos, da principal instância de participação social para a construção das políticas de igualdade de gênero no Brasil.
A 5ª CNPM foi um espaço democrático de escuta, pactuação e controle social. A plenária final da aprovou todas as propostas, oriundas de plenárias municipais e estaduais, reforçando o compromisso do Governo Federal com a cidadania, a democracia e a construção coletiva de políticas públicas para as mulheres em toda a sua diversidade.
As diretrizes que integrarão o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres foram divididas em 15 temas, entre eles a redução da jornada de trabalho e a promoção da equidade de gênero, com o fim da escala 6x1; além da igualdade salarial e de condições dignas para todas as mulheres — com foco em mulheres negras, indígenas, trans, travestis, mulheres com deficiência, quilombolas, mães atípicas, mulheres acima de 50 anos, egressas do sistema prisional e privadas de liberdade. Ainda na plenária final, foram aprovadas 33 moções, com 98% de votos favoráveis.
A diretora de Gênero da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Nancy Andrade, participou do evento. “Participei pela primeira vez da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e pude contribuir com discussões muito importantes, principalmente ao que diz respeito ao enfrentamento ao racismo, sexismo, transfobia e lesbofobia. Saí muito realizada do evento, pois conseguimos aprovar a maioria das propostas progressistas, que visam proporcionar políticas públicas que garantem direitos a todas as mulheres”, destacou.
As bancárias da Bahia foram representadas também pela diretora de Relações Institucionais da Feebbase, Grassa Felizola, e as diretoras do Sindicato da Bahia Ana Guaranys e Nole Fraga. Várias lideranças da CTB também participaram dos debates, com destaque para a presidente da CTB Bahia, Rosa de Souza, e a secretária de Imprensa da CTB Sergipe, Déa Jacobina.