Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Audiência sobre plano de saúde dos aposentados do Itaú será na próxima semana

audiencia oposentados do itau alba 270bb

A Audiência Pública sobre o plano de saúde dos aposentados do Itaú na Assembleia Legislativa da Bahia acontece na próxima quarta-feira (1º/10), às 10h. A inciativa foi proposta pelo deputado Bobô (PCdoB) na Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, após solicitação da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e dos sindicatos associados.

O evento em Salvador é parte de uma mobilização nacional para denunciar a situação enfrentada pelos funcionários do maior banco privado do país, que são entregues à própria sorte na aposentadoria. Muitos precisam desistir do plano de saúde, já que a mensalidade dobra após o fim do período em que o banco contribui parcialmente para o custeio.

Os trabalhadores e as entidades sindicais estão mobilizados para conseguir uma solução para o problema. A situação se intensificou após o banco extinguir o período de manutenção da contribuição patronal ao plano de saúde dos aposentados — um direito que era garantido anteriormente pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Sem o subsídio, os ex-funcionários foram obrigados a migrar para planos individuais com mensalidades consideradas proibitivas: R$ 2.135,71 por pessoa, o que representa um custo de quase R$ 4.271,42 para um casal, mesmo no plano mais básico, com acomodação em enfermaria.

Entre as principais reivindicações do grupo estão a criação de uma faixa de plano específica para aposentados e a suspensão dos reajustes das mensalidades enquanto durarem as negociações.

Apesar de diversas tentativas de diálogo, o banco tem adotado uma postura intransigente. Desde outubro de 2023, o tema vem sendo tratado em um processo de mediação conduzido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). No entanto, nenhuma proposta concreta foi apresentada pelo Itaú até agora.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar