Empregados se mobilizam em defesa do Saúde Caixa
Empregados da Caixa em todo o Brasil participaram nesta quarta-feira (17/9) de um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. Os trabalhadores cobram que o banco apresente uma proposta para a renovação do Acordo Coletivo Trabalho específico, que contemple as reivindicações dos empregados, como reajuste zero da anuidade, retirada do teto de custeio e melhoria da qualidade do atendimento.
A pauta de reivindicação foi entregue em julho, mas as negociações não avançaram, por isso os trabalhadores estão mobilizados para pressionar o banco a apresentar uma proposta. Uma nova reunião está agendada para sexta-feira (19).
Durante o dia foram realizadas manifestações nas redes sociais, com uma grande campanha em defesa do Saúde Caixa.
Confira como foram as atividades na base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase):
Lauro de Freitas (Bahia)
O Sindicato dos Bancários da Bahia e a Federação realizaram manifestação em algumas agências de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, para dialogar com as trabalhadoras e trabalhadores sobre o Saúde Caixa.
“Foram atividades excelentes. Fizemos reuniões em pleno expediente nas cinco agências de Lauro de Freitas com a participação de todos os empregados presentes e com o apoio da clientela. Foi um momento de colocar na ordem do dia o debate da necessidade de construção de uma greve para garantir o Saúde Caixa”, ressaltou o diretor da Feebbase, Emanoel Souza, que integra a CEE Caixa.
Feira de Santana (Bahia)
O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana e empregados da Caixa do município se reuniram na agência 3802, no bairro Santa Mônica. O ato teve como foco a defesa do Saúde Caixa.
Vitória da Conquista (Bahia)
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) protestou contra os reajustes nas mensalidades do Saúde Caixa. A mobilização contou com retardamento da abertura da agência Centro e panfletagem em outras unidades da cidade.
Aracaju (Sergipe)
Em Aracaju, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe e da Apcef/SE realizaram visitas às unidades da Caixa, estimulando o engajamento dos colegas nas ações pelas redes digitais, com postagens de cards e textos cobrando uma proposta da Caixa e valorização das empregadas e empregados.