Menu
redes sociais 2023

Ativismo digital e IA na segunda parte do 9º Encontro da Juventude

9 encontro da juventude tarde 1 a1dbf

Camila Mondanez e Caio Botelho foram os palestrantes convidados da segunda parte do 9º Encontro da Juventude Bancária, na tarde deste sábado (1º/11). Na pauta, o debate sobre ativismo digital de base, futuro do trabalho e Inteligência Artificial (IA). Estes são temas de extrema importância para a categoria que é uma altamente impactada pelos avanços tecnológicos.

9 encontro da juventude camila e3c9b

A primeira intervenção da tarde foi a especialista em mobilização digital Camila Modanez, que participou por videoconferência do evento, para falar sobre ativismo digital de base. Em uma exposição dinâmica e esclarecedora, ela falou sobre a importâncias da utilização das principais ferramentas de comunicação disponíveis para mobilizar os trabalhadores.

“A mobilização digital depende do sentimento de pertencimento à aquela comunidade e a conquista das pessoas no mundo digital segue os mesmos princípios de respeito e confiança, necessários nas ações presenciais”, destacou Camila.

Futuro do trabalho e IA

Logo em seguida, o economista Caio Botelho fez uma exposição bastante esclarecedora sobre o futuro do trabalho e a Inteligência Artificial (IA). Ele fez uma abordagem histórica sobre como o capitalismo usa as novas tecnologias para aumentar os lucros, em detrimento ao bem estar dos trabalhadores.

9 encontro da juventude caio a5082

Para ele, a tecnologia não é a vilã. A IA reflete a histórica substituição do trabalho vivo por máquinas, causando demissões em massas e lucros recordes. A verdadeira vilã é a lógica do lucro que orienta essa substituição tecnológica.

Isso mostra a necessidade de defender um novo modelo econômico, baseado em cooperação, solidariedade e justiça social, para se contrapor a exploração, promovendo um futuro do trabalho democrático inclusivo. O futuro do trabalho depende da luta coletiva e organizada por direitos e equidades.

“Fizemos aqui um debate muito rico, muito legal, sobre o futuro do trabalho e a inteligência artificial. Esta é uma discussão extremamente necessária, não só para a categoria bancária, mas para a classe trabalhadora de um modo geral, que diz respeito não só ao futuro no longo prazo, mas também aos desafios do dia de hoje, que nós já estamos tendo que dar conta na categoria bancária. Eu acho que foi um debate muito rico, a turma que está aqui é uma galera muito boa, combativa, que deu contribuições excelentes ao debate e eu tenho certeza que esse encontro vai ter desdobramentos muito legais para a luta dessa importante categoria do nosso povo, que é a categoria bancária”, destacou Caio.

O Encontro da Juventude segue no domingo (2) com uma roda de conversa sobre política X trabalho e seus impactos na juventude.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar