Participe do 4º Censo da Diversidade do setor bancário
Mais uma conquista da campanha nacional 2024 será implementada. Após discussão com o movimento sindical, os bancos vão realizar a o 4º Censo da Diversidade no setor bancário. A pesquisa será conduzida pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e poderá ser respondida por link ou QR Code. Cada banco terá seu próprio link e QR Code que deve divulgar internamente para os seus funcionários.
Ao todo, 35 bancos aderiram à pesquisa, contemplando todos os empregados CLT ativos até 31 de agosto, além de estagiários e aprendizes em alguns casos, totalizando cerca de 405 mil trabalhadores e 5 mil estagiários/aprendizes. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), essa base representa 93% da força de trabalho do setor.
O Censo é uma conquista importante da luta dos bancários e seu dados são fundamentais para que o movimento sindical construa pautas de reivindicações que atendam a todos os trabalhadores. Isso também subsidia os debates na mesa de negociação com os bancos. A participação de todos é muito importante.
Os censos anteriores foram realizados em 2008, 2014 e 2019. As pesquisas permitiram comprovar desigualdades salariais e de oportunidades para mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas da comunidade LGBTQIA+.
A divulgação dos resultados do 4º Censo da Diversidade está prevista para fevereiro de 2026. Para mais informações ou para tirar dúvidas, os trabalhadores podem acessar o site: www.censo.diversidade.org.br .