Bancários na luta em defesa dos planos de saúde
Saúde é um direito básico e os bancários não vão aceitar a retirada de nenhuma conquista da categoria. Por isso, empregados da Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste se uniram aos trabalhadores de outras estatais nesta quarta-feira (25/7), para protestar contra as manobras do governo Temer contra os planos de saúde destas empresas. Na Bahia, foram realizadas manifestações em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna.
As atividades têm o objetivo de denunciar a tentativa de ataque aos acordos coletivos e aos direitos dos trabalhadores das empresas públicas. Em janeiro, a Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR, órgão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, através da Resolução nº 22, apresentou diversas alterações à gestão dos planos de assistência médica dos trabalhadores das empresas públicas federais.
As medidas, se adotadas, encarecerá planos de assistência médica, como o Saúde Caixa, a Cassi, e o Camed, limitando o acesso dos trabalhadores e de seus dependentes, além de excluir os aposentados. Esta é mais uma forma de enfraquecer as estatais e retirar direitos dos seus funcionários.
"O dia de luta cumpriu um papel importante de chamar a atenção sobre a importância deste tema na campanha salarial deste ano e pressionar as negociações que acontecerão nesta quinta-feira na mesa Caixa, BB e BNB”, ressaltou o secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.
Confira algumas imagens das manifestações:

Salvador

Feira de Santana

Ilhéus

Itabuna

