STJ suspende licitação de lote de transposição do Rio São Francisco
Luana Lourenço e Aloisio Milani
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O primeiro dos 14 lotes de licitação do projeto de transposição do Rio São Francisco foi suspenso por determinação de uma mandado de segurança do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A etapa, integrante do Eixo Norte que levará água a partir de Cabrobó (PE), prevê a construção de segmentos do canal com extensão de mais de 39 mil metros com um preço de R$ 275 milhões. O mandado foi apresentado por três empresas que concorriam. A decisão é válida até que seja julgada uma liminar.
De acordo com Rômulo Macedo, coordenador do Projeto São Francisco, do Ministério da Integração Nacional, o mandado de segurança do STJ acaba por suspender as licitações dos demais lotes, porque o edital determina que elas sejam feitas em seqüência. "Como a liminar retarda o processo de contratação, a implantação também pode sofrer atrasos. A concessão de liminar nesses casos é de praxe, para que o juiz tenha tempo para julgar o mérito da ação", disse em entrevista por telefone.
O Lote 1 do projeto de transposição passou pela fase da habilitação técnica e financeira das empresas e já estava na fase de abertura das propostas de preços. De acordo com Macedo, a previsão era de que, sem o mandado de segurança, a contratação fosse assinada em, no máximo, 15 dias. "Nossa expectativa é que essa questão seja resolvida o mais rapidamente possível, para evitar atrasos no processo", afirmou.
Segundo nota oficial do STJ, as empresas Carioca Christiani Nielsen Engenharia S/A, Serveng Civilsan S.A Empresas Associadas de Engenharia e S.A Paulista de Construções e Comércio impetraram o mandado de segurança, alegando que a administração pública teria "modificado os critérios para a habilitação das concorrentes posteriormente à apresentação das propostas", o que teria gerado a exclusão do consórcio formado por elas.
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Peçanha Martins, avaliou que a questão é "compĺexa" porque envolve uma "discussão sobre a qualificação técnica das concorrentes". Na nota oficial, ele justificou: "E sobre tal circunstância é apontada divergência opinativa da própria comissão de licitação, impondo-se, a meu ver, colher informação da autoridade apontada coatora".
Fonte: Ministério da Integração Nacional
OBRAS PREVISTAS PARA O LOTE 1 DO PROJETO
Preço base: R$ 275.200.116, 31
Oito segmentos de canal, com extensão total de 39.128 metros
Sistemas de drenagem internas das seções dos canais
Doze tomadas d'águas de uso difuso ao longo dos canais
Muretas laterais no topo dos bordos revestidos os segmentos de canais
Estruturas de controle no reservatório
Aqueduto Logradouro com 194 m de extensão
Aqueduto Saco da Serra com 224 metros de extensão
Aqueduto Mari com 374 metros de extensão
Aqueduto Terranova 194 metros de extensão
Túnel Angico com 726 metros de extensão
Pistas laterais com 6 metros de largura ao longo do sistema adutor
Dez passarelas para pedestres
Quatro pontes nos cruzamentos com estadas e sinais
Uma ponte no cruzamento com rodovia
Drenos externos de proteção dos sistema adutor
Cercas de proteção nos extremos do domínio do sistema adutor
Instalação, montagem, testes e comissionamento de equipamentos