Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

PAC:Governos reforçam qualificação profissional na Bahia, diz secretário

A Bahia tem 401 mil desempregados somente na Região Metropolitana de Salvador, mas enfrenta escassez de pessoal qualificado para atender às demandas do mercado de trabalho.


Nesse cenário, os governos federal e estadual estão reforçando a política de qualificação, como informou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, ao participar do Seminário em Políticas, Conhecimento e Desenvolvimento, na tarde da quarta-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Bahia. O evento é promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e será encerrado na sexta-feira (20).


Segundo o secretário, é positiva a expectativa de maior oferta de emprego por conta das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado. O diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Wilson Menezes, também abordou a questão no debate mediado pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Eliziário Souza Andrade.


De acordo com o secretário, a instância de discussão da política pública de qualificação é o Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda. Os recursos destinados à capacitação são oriundos do Fundo do Amparo do Trabalhador (FAT). O Programa Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é desenvolvido através dos Planos Territorial (Planteq) e Setorial (Planseq). O secretário explicou que o Planseq decorre de demandas dos setores produtivos. Um exemplo é o plano para manejo florestal em Ilheús.


A definição do público alvo dos cursos leva em conta alguns critérios que priorizam pessoas egressas do trabalho escravo, trabalho infantil, mulheres, quilombolas e indígenas. Atualmente, existem 74 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) no Estado e a Setre está tentando articular a qualificação com a intermediação. O secretário lembrou que os treinamentos ficam a cargo de instituições parceiras, a exemplo dos Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai) e Rural (Senar).

Governo da Bahia (www.ba.gov.br/)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar