Avaliação de 2014
Avaliamos sendo bastante positivo o ano de 2014, momento em que nossa entidade obteve inúmeras vitórias e conquistas para nossa categoria, quer sejam nos campos político, financeiro, jurídico e sindical. Mais uma vez conquistamos na Campanha Salarial deste ano reajuste acima da inflação, gerando ganhos reais para nossa categoria, da mesma forma continuamos dobrando nossos patrões com relação aos dias parados. Evidentemente, não tivemos os ganhos que sonhamos ou mesmo gostaríamos, no entanto, não podemos deixar de reconhecer as vitórias obtidas.
Juridicamente podemos afirmar que foi um ano de muito sucesso, pois o Sindicato conseguiu reparar,por intermédio do jurídico, algumas injustiças históricas, tendo como destaque o pagamento de Anuênio para os colegas do Banco do Brasil, processo esse superior a 700 mil reais, reintegrações de colegas demitidos sem justa-causa, gratificação de Balanço aos colegas do extinto Baneb de Ipiaú, perfazendo um montante superior a 4 milhões de reais e sem contar inúmeros processos individuas liquidados neste exercício. Além disso, pelo terceiro ano seguido o sindicato derrotou o Banco Itaú no que diz respeito à liminares de interdito proibitório durante a greve dos bancários.
Ressalta-se também a expressiva vitória nas eleições deste ano, onde nos posicionamos de forma clara e objetiva, apoiando, defendendo e elegendo Dilma Roussef, presidenta e Rui Costa governador (ainda no primeiro turno), tendo a clareza de que, o que estava em jogo não era a manutenção do PT-Partido dos Trabalhadores no poder e sim da defesa de um projeto de desenvolvimento para o Brasil, com a elevação do nível de emprego e valorização dos salários.
Salienta-se, todavia, que não se trata do governo de nossos sonhos e que nossa entidade se manterá firme e intransigente, não perdendo de vista nossa independência e autonomia, ou seja, vamos aplaudir o governo no que for benéfico aos trabalhadores, mas vamos criticar e protestar quando entendermos que tal matéria seja prejudicial à classe trabalhadora.
Em 2015 estaremos firmes e revigorados para os embates que estarão diante de nós. Pois o Deus de justiça: nosso refúgio e fortaleza estará sempre conosco.
Marcel Cardim é presidente do Sindicato dos Bancários de Jequié