Aposentadoria digna é direito do trabalhador

Nesta sexta-feira, 24 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Aposentado. A data foi pensada para comemorar a importância destes trabalhadores, que deram sua contribuição para a construção do país e deveriam agora usufruir dos frutos do seu trabalho. No entanto, a realidade é bem diferente. No Brasil, o aposentado não é valorizado.
Para começar, o rendimento do trabalhador tem uma grande redução após a aposentadoria. Essa perda é ainda maior ao longo dos anos, já que a correção dos benefícios mal cobre a inflação, gerando perdas no poder de compra das pessoas.
Entre os bancários, por exemplo, ao se aposentarem os funcionários dos bancos privados também perdem o acesso ao plano de saúde que usufruíam quando estava na ativa, gerando um custo muitas vezes insustentável, exatamente, no momento em que mais necessitam da assistência à saúde.
Estas questões levam um número cada vez maior de pessoas que poderiam se aposentar a permanecer no mercado de trabalhou ou retornar para ele após a aposentadoria formal. Com isso perdem o direito ao descanso que teriam direito e muitos trabalham até morrer.
Está na hora de se pensar em políticas efetivas para a valorização dos aposentados, garantindo salário justo, além de acesso à assistência à saúde de qualidade. Afinal, aposentadoria digna é um direito de todo trabalhador.
